O momento que antecede a chegada de um bebê é cercado de expectativa, emoção e, não menos importante, adaptações no ambiente e na rotina. Organizar espaços adequados para a chegada do novo membro da família faz muita diferença para facilitar o dia a dia com um bebê, especialmente os recém-nascidos. A personal organizer Débora Romanelli enfatiza que a dica principal é lembrar que tudo deve ser funcional para que a mãe consiga fazer tudo com uma mão só. “É importante organizar a casa pensando na mobilidade da mãe, especialmente para os primeiros 30 dias”, explica.
Para que o período final da gestação não seja afetado com a ansiedade em função de uma longa lista de providências, o ideal é fazer as coisas aos poucos, durante a gravidez. Para ajudar na missão de deixar o lar prontinho à espera do seu bebê, confira algumas dicas práticas de Débora:
1. Organize o espaço (quarto ou cantinho no quarto dos pais), adquirindo móveis próprios, observando o espaço que se tem.
2. Organize o enxoval. Depois de tudo comprado, é preciso lavar, passar e separar as roupinhas por tamanho, deixando as menores mais em cima ou à frente.
3. Organize um cantinho com o trocador e deixe à mão itens de higiene (fralda/lenço/pomada…). Mantenha uma lixeira para fraldas sujas ao lado.
4. Encontre um espaço para ordenar seu estoque de fraldas da RN a GG, sempre deixando mais à mão a menor, para que vá usando por ordem de tamanho.
5. Designe um local para ser o “cantinho da amamentação”. Pode ser com uma poltrona própria ou em um local de seu sofá. Mantenha ao lado uma mesinha de apoio com garrafa de água e alguns itens de alimentação práticos para mamãe – como barrinhas de cereais. Revistas, controles de TV, tomada para carregar celular, toalhinhas de higiene, etc. Também pode ser mantida nesse cantinho uma almofada de apoio própria para amamentação, que será sempre bem-vinda.
6. Uns dias antes da data prevista para o parto, faça ou solicite que alguém faça pra você um cardápio de programação de refeições da família para, pelo menos, os próximos 30 dias. Mantenha esse cardápio colado na geladeira. Você pode ainda fazer ou chamar alguém para fazer pratos práticos e porcionados que estejam neste cardápio e mantê-los previamente congelados. Se tornará mais prático e rápido.
7. Faça uma compra no mercado um pouco maior, prevendo a necessidade da família ficar mais em casa.
Débora enfatiza que a limpeza da casa para receber o bebê é muito importante e deve receber atenção especial. “Levando em conta que o recém-nascido é muito frágil e não teve tempo de desenvolver muitas defesas, oriento que seja contratado alguém de confiança ou seja solicitado a alguém fazer essa limpeza na casa nos dias que a mamãe estiver na maternidade”. Além de limpo, o local onde o bebê ficará deve ser previamente desinfetado neste período. Após a chegada com o bebê, a casa deve ser limpa inicialmente com pano úmido, pois é preciso evitar varrer para não levantar muita poeira. Manter o ambiente ventilado e não utilizar cortinas e tapetes pelo menos nos primeiros meses para evitar contato com agentes nocivos à respiração também é importante.
Viu? Com um pouco de planejamento sua casa estará mais limpa e organizada e essa nova fase da vida será marcada por mais tranquilidade para curtir seu bebê e cuidar de você!