Cães em apartamento: que cuidados devo ter antes de escolher?

Ter um animal de estimação é um grande prazer: eles enchem a casa de alegria e amor. Não é à toa que, segundo pesquisa da empresa GfK Brazil 76% dos brasileiros têm animais de estimação em casa. Os cães são os preferidos: 58% dos entrevistados disseram optar por cachorros na hora da escolha dos pets. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes antes de adotar um cão, especialmente se você mora em apartamento.
Segundo a veterinária Virgínia Carvalho, fatores como nível de energia da raça e grau de dependência deles com os donos devem ser analisados. “Não é qualquer raça que consegue viver em um espaço reduzido, tendo muitas vezes somente a sacada ou varanda para a visualização da rua”, pondera. Segundo Virgínia, as raças mais adaptadas a viver em um apartamento são as de porte pequeno a médio, como Buldogue Francês, Lhasa Apso, Spitz Alemão, Yorkshire, Shihtzu, Pug, entre outros que se encaixam neste estereótipo.
A rotina dos donos também é fundamental para que haja uma convivência harmoniosa com o cão. “O cachorro necessita de passeios, para fazer as necessidades e para o exercício, tanto mental como físico. Cachorros que moram em apartamentos pequenos tendem a ser mais estressados por se sentirem presos ou sozinhos, por isso é fundamental adotar uma rotina que inclua o momento de passear, correr ou brincar, criando um momento de diversão tanto para o animal, quanto para o dono”, enfatiza.
Além disso, o ambiente deve receber alguns cuidados em relação à segurança e higiene, como grade nas janelas e um local determinado para as necessidades (sempre longe do local de alimentação do animal).
Para evitar problemas de comportamento e evitar surpresas desagradáveis, como ter móveis roídos, é importante oferecer entretenimento, como brinquedos que evitarão o tédio. Falaremos mais sobre isso na próxima coluna, que também abordará dicas para que as necessidades fisiológicas sejam feitas no lugar certo. Até mais!

Deixe um comentário