Bairros planejados: uma alternativa para expansão urbana organizada e sustentável

No processo de desenvolvimento urbano, muitas vezes as ocupações das cidades se deram de forma mais rápida do que o processo de planejamento. O resultado foi um crescimento desordenado e caos urbano em várias localidades do mundo.

Com o intenso aumento populacional, as cidades enfrentam dificuldades para controlar seu crescimento de forma sustentável. Nesse sentido, a criação de bairros planejados tem se apresentado como uma solução moderna de desenvolvimento programado, atendendo às demandas por moradia, ao mesmo tempo em que é uma alternativa de espaço para novas empresas. Localizados em grandes áreas na zona urbana, os bairros planejados concentram prédios residenciais, comerciais, de serviços, casas, hotéis e praças, por exemplo. O conceito por trás dos projetos é que o morador não precise se deslocar por grandes distâncias em seu dia a dia, já que ele tem o que precisa ao lado de casa.

Isso influencia positivamente o processo de crescimento urbano, pois fica mais fácil expandir sem prejudicar a qualidade de vida dos cidadãos, e impacta positivamente em questões urbanas bastante atuais, como mobilidade e segurança. 

Como se trata de uma ocupação criada do zero, os bairros planejados corrigem eventuais falhas comuns em bairros que surgem espontaneamente, como trânsito sobrecarregado, necessidade de grandes deslocamentos, falta de infraestrutura adequada, atração da criminalidade, entre outras. Além disso, como o planejamento pressupõe regras de crescimento, o morador nunca será surpreendido com a construção de uma indústria ao lado da sua casa, por exemplo. Tudo é planejado de forma a gerar ocupação ordenada e levar qualidade de vida à população, sendo referência de como as cidades deveriam ser, caso não tivessem sofrido com os problemas de desordenamento em suas origens.

Deixe um comentário