Entenda as principais diferenças entre condomínio fechado e bairro planejado

Nas últimas décadas, duas grandes tendências do mercado imobiliário se consolidaram no Brasil: os condomínios fechados e os bairros planejados. Consequência, especialmente, da busca por mais qualidade de vida, o sucesso destes tipos de empreendimento faz com que cada vez mais pessoas despertem seu interesse para esse novo jeito de viver.

Mas embora condomínios fechados e os bairros planejados tenham muitas semelhanças entre si, eles não são a mesma coisa! Geralmente os projetos de ambos priorizam a segurança e qualidade de vida, com grandes áreas verdes, de lazer e convívio. Mas as características em comum não vão muito além disso.

A maior diferença entre os dois tipos de empreendimentos é que enquanto no condomínio fechado o uso é exclusivo dos proprietários dos lotes, no bairro planejado as ruas, praças e espaços coletivos são públicos, pertencem à cidade e podem ser utilizadas por todos. Ou seja: nada de muros e portarias: a palavra aqui é inclusão.

Diferente dos condomínios fechados, os bairros planejados não cobram taxas de manutenção de seus usuários, até porque as ruas são públicas, sob administração da prefeitura. A lei prevê, no entanto, a possibilidade de criação de associação de moradores que, por sua vez, pode acordar entre os moradores alguma adesão espontânea de alguma taxa específica (sem ônus a quem optar por não participar).

A forma de ocupação também é um dos pontos divergentes entre os dois tipos de empreendimentos. Nos bairros planejados o uso misto é incentivado, ou seja, abre-se a possibilidade do surgimento de novos negócios, já que nesses locais são disponibilizados espaços para comércio e escritórios. São mais opções para os moradores da cidade e aquecimento da economia local.

Os bairros planejados agregam valor à cidade com um todo. No caso da Altos da Figueira, bairro que está sendo construído pela Pinenge em Guaíba/RS, a construção veio para ocupar de maneira sustentável, inteligente e democrática, um grande vazio urbano localizado em uma área nobre da cidade, valorizando a paisagem urbana e o ambiente natural.

Deixe um comentário