Guaibense é tri campeão da Travessia Torres Tramandaí (TTT)

Neste último domingo, dia 28, o guaibense Rodrigo Cardoso venceu pela terceira vez consecutiva a famosa Travessia Torres Tramandaí (TTT). Ele completou os mais de 81 quilômetros em 5h42min.

Para atingir esse nível de excelência, ele conta com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por Juliano Rodrigues (Rulho), da Academia Vida Ativa, responsável pela preparação física, que vem acompanhando o desenvolvimento muscular e motor dele; Jéferson Lopes, treinador de corrida e a nutricionista Vanusci Bittencourt.

Conversamos com Rulho, responsável pela parte muscular e condicionamento físico do atleta, para saber mais sobre a preparação de Rodrigo e algumas dicas para quem quer iniciar no esporte.

Conte um pouco de como foi a trajetória de Rodrigo Cardoso, tri campeão da TTT.

Na parte que sou responsável (musculação e treinamento funcional), sempre planejamos com bastante antecedência as principais corridas do Rodrigo. Assim conseguimos escolher as melhores estratégias e variações de treino para ele.

Na parte da musculação, buscamos trabalhar o reforço muscular, dando um equilíbrio melhor ao corpo dele. No treinamento funcional, buscamos aumentar o repertório motor dele, ajudando a economizar energia durante a prova.

Rodrigo Cardoso é um fenômeno das corridas, um dos caras mais humildes e profissionais que conheço. O mérito é todo dele, nós, que acompanhamos sua trajetória, somos só colaboradores desse fenômeno. Tem que ser valorizado na nossa cidade. Ele corre sem patrocínio e muitas empresas poderiam ligar seus nomes com o nome dele.

Quais os cuidados necessários para quem está iniciando a prática de corrida?

Corrida melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece os ossos, os músculos, tendões e ligamentos, além de queimar o excesso de gorduras no corpo, auxiliando a emagrecer e combater a obesidade.

Entre os cuidados: faça uma avaliação física antes de iniciar a prática. Usar roupas leves e calçados adequados também é importante.

Para o aluno iniciar a correr, é necessário que seja progressivo: é preciso começar caminhando, correr um pouco, intercalando caminhada, até que o aluno venha a conseguir correr por mais tempo. O aluno deve realizar alongamentos antes e depois da corrida e não deve correr todos os dias para evitar lesões.

Qual a diferença de correr por conta própria ou procurar um bom acompanhamento de um personal?

Muitas pessoas iniciam as corridas treinando sozinhas correndo todos os dias, com isso há muitas lesões.

A diferença maior entre treinar sozinho ou com o acompanhamento de um profissional é que o profissional irá montar planilha de treinamento visando a melhora da performance do atleta, variando intensidade variando métodos de treinamento.

Aproveite todas as vantagens do verão para iniciar uma atividade física. Entrar para o “mundo da corrida” é uma boa meta para este início de ano, não acha? Então, o primeiro passo é fazer uma avaliação e contar com bons profissionais para orientá-lo nessa jornada tão prazerosa e saudável.

Deixe um comentário