As vantagens de uma cidade menor, aliada à facilidade de estar ao lado da capital

Senso de comunidade, segurança, tranquilidade e qualidade de vida são algumas das motivações que estão puxando um movimento migratório oposto ao que vimos nas décadas passadas, quando o sonho de vida da maioria das pessoas era morar numa cidade grande. Agora o que temos visto crescer é o sentido inverso: famílias cansadas da correria das metrópoles se mudando para cidades menores. E adorando!

A saturação dos grandes centros, especialmente as capitais, gerou o desejo por um novo estilo de vida, um comportamento constatado não só no Brasil, mas no mundo todo. Essa tendência global foi verificada, por exemplo, pelo Instituto Havas Worldwide, que em 2015 lançou o estudo “11 trends for 2016”, em que “a busca por novas alternativas de vida em cidades menores” foi elencada como uma das principais tendências do mundo moderno.

Nesse sentido, as cidades da região metropolitana são uma alternativa comum de quem coloca esse desejo em prática. Oferecem a tranquilidade desejada, aliada à boa infraestrutura e fácil acesso à capital. Guaíba, por exemplo, está a apenas 25 minutos de carro de Porto Alegre e, com a facilidade do transporte fluvial por meio de catamarãs, em menos de 15 minutos já é possível desembarcar no Píer Barra Shopping Sul, um diferencial que está chamando a atenção de muitos moradores da região, que estão desembarcando na cidade para ficar.

A retomada do transporte hidroviário de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba, ocorrida em 2011, foi um dos principais fatores que contribuíram para que os moradores das cidades vizinhas, especialmente os de Porto Alegre, (re)descobrissem o “outro lado do rio”. A agradável orla e a riqueza cultural e histórica surpreendeu muitos turistas e renovou a autoestima da população local, orgulhosa pelo interesse gerado pela cidade em que vivem. Só no primeiro ano de operação da travessia, houve finais de semana com mais de 7 mil usuários do catamarã. Pesquisa do Sebrae-RS apontou que a maioria dos que desembarcam na cidade (75%) eram turistas.

Mas não foi só o transporte hidroviário que marcou uma nova fase de otimismo em Guaíba e valorização da cidade. Guaíba está localizada em um local caracterizado pela fartura das águas, excelente iluminação solar, grande contingente de áreas verdes e posição geográfica estratégica (próxima à confluência das BRs 116 e 290). Esses atributos fazem Guaíba ser atrativa não apenas para moradores cansados da rotina estressante das cidades grandes, mas também para empreendedores. Prova é que a cidade vive uma fase de prosperidade, sendo um dos municípios com maior ganho de participação no PIB total do Rio Grande do Sul e sede do maior investimento privado da história do estado, a Celulose Riograndense. Tudo isso sem perder o charme e facilidades das cidades pequenas.

Deixe um comentário