Como montar um quarto Montessoriano?

Cada vez mais ouvimos falar em quartos e espaços Montessorianos, equipados com caros objetos de decoração. Mas Adriele Giuseppe Menezes, Psicopedagoga Clínica e Institucional e Consultora em Desenvolvimento Infantil, da Materna, em Guaíba, alerta que Montessori não deve ser entendido como um mero estilo de decoração, o que pode afastar algumas pessoas de aplicar o método em casa.  “Precisamos cuidar com os excessos, para que eles não façam com que a simplicidade se perca”, alerta.

Muitas vezes, podemos utilizar até mesmo itens que temos em casa e darmos a eles novas funções: “se quisermos organizar os brinquedos, por exemplo, podemos usar baldes coloridos, em que cada tipo de objeto é guardado em uma cor diferente, o que ajuda a criança a aprender a organizar os brinquedos de forma autônoma”, ensina Adriele. O importante, segundo ela, é que tudo o que a criança necessita deve estar dentro de seu campo de visão.

Confira as dicas de Adriele para montar um quarto Montessoriano:

– Uma cama no chão;
– Um espaço para a criança se movimentar com um espelho à frente;
– Uma barra a 50 cm do chão, para que a criança se apoie quando quiser começar a ficar em pé e caminhar;
– Uma prateleira com alguns brinquedos;
– Um guarda-roupas com algumas prateleiras ou gavetas acessíveis para a criança selecionar, por exemplo, as roupas que quer usar.

Conforme a criança cresce, o ambiente vai se modificando. O espelho passa da horizontal para a vertical, para que ela possa ver o seu corpo inteiro. Os brinquedos mudam, o acesso às roupas aumenta gradativamente com o aprendizado e a barra desaparece tão logo a criança não precise mais dela.

Deixe um comentário