Olá, pessoal, tudo bem?
Para quem não me conhece ainda, meu nome é Lisânea Silveira Azevedo, sou Arquiteta e Urbanista, Especialista em Arquitetura de Interiores e escrevo neste blog para dar dicas úteis e práticas pra vocês.
Nesta minha segunda coluna gostaria de falar sobre um tema muito atual e de extrema importância: as cores e as influências das mesmas no bem-estar dos moradores.
Dos projetos que desenvolvo no escritório, 85% deles são projetos de interiores, por isso afirmo com propriedade que as escolhas de acabamentos são fundamentais para que a obra corresponda 100% à expectativa do cliente.
Neste âmbito, portanto, vocês sabiam que as cores têm efeitos e significados e por isso atuam – mesmo que inconscientemente – na nossa disposição e humor?
Para elucidar mais sobre essa influência psicológica das cores, vou lhes dizer o significado de algumas:
AZUL– Transmite as sensações de tranquilidade, segurança, integridade, paz, lealdade, confiança e inteligência. Melhora a produtividade, acalma, conduz ao sono e à imaginação. Nos projetos de design, os tons mais claros passam a sensação de relaxamento, os mais brilhantes são refrescantes, energéticos e dinâmicos e os escuros são ótimos para sites corporativos, pois indicam força, segurança e confiabilidade.
VERDE– Transmite as sensações de mais frescor no ambiente, fertilidade e cura. É a cor mais refrescante para a casa, lembra saúde e estabilidade mental. É bom para reduzir o stress e refrescar as ideias. É associada à natureza, confiança e estabilidade. Possui muitos dos atributos relaxantes do azul, mas, além disso, incorpora um pouco de energia do amarelo, podendo, dessa forma, produzir um efeito de equilíbrio e harmonia nos projetos de design. Tons mais claros têm uma energia mais vibrante e tons de verde oliva costumam ser associados à natureza. Já os verdes escuros passam a sensação de estabilidade e abundância. Como é considerada uma cor que inspira possibilidades, costuma ser usada em ambientes nos quais é necessário tomar decisões.
VERMELHO– Transmite as sensações de amor, paixão, energia, poder, força, calor e desejo. Forte e marcante, uma cor que traz vitalidade e eleva a autoestima . É uma cor poderosa que provoca intensas emoções como calor e paixão. Por causar agitação, é bom para locais destinados ao trabalho físico. No design, pode ser usada para indicar poder ou chamar atenção para um determinado detalhe. Versátil, em tons mais claros sugere energia e em tons mais escuros passam uma imagem forte e elegante.
MARROM– Associado com o natural e o orgânico, o marrom é uma cor neutra quente e natural. Transmite as sensações de Estabilidade, segurança, confiança e firmeza e conforto. Os tons claros reduzem o stress. No design, é comumente usado como cor de fundo e também usado em texturas, ajudando a passar a impressão de calor nos projetos.
Espero que agora que já sabem da relevância da escolha da cor nos ambientes, escolham de maneira mais assertiva tons e subtons a serem aplicados no seu ambiente. Na próxima coluna falaremos de outras cores.
Desejo a todos que façam boas escolhas!
Quaisquer dúvidas e sugestões de assuntos a serem abordados, entrar em contato através do e-mail lisanea.azevedo@gmail.com.