Olá, pessoal, tudo bem?
Seguimos com nossas dicas sobre as cores as cores e as influências das mesmas no bem-estar dos moradores. Se você ainda não leu a primeira parte da nossa coluna, confira aqui.
TURQUESA- Transmite as sensações de espiritualidade, cura, proteção e sofisticação.
AMARELO- Transmite as sensações de brilho, calor, energia, felicidade, alegria e inteligência. Estimula a concentração e o raciocínio. É a cor associada ao sol e à juventude. Traz brilho e inspira a criação. Tons mais escuros e amarelo ouro dão uma aparência vintage aos projetos e ao design. Já os amarelos suaves passam uma sensação mais tranquila de felicidade do que os amarelos brilhantes.
ROXO- Transmite as sensações de realeza, nobreza, luxo, ambição, luxúria e riqueza. Com moderação, promove a harmonia e estabilidade mental. O tom lilás lembra purificação.
ROSA- Transmite as sensações de saúde, felicidade, feminilidade, doçura e compaixão. Rosa é uma cor feminina destinada a uma atmosfera mais romântica em seus diversos tons. Em projetos de design, serve, assim como o vermelho, para focar a atenção em determinados pontos e, quando acompanhado de outras cores, pode passar sofisticação (cinza escuro), ter um ar meio retrô (preto) e até indicar seriedade (vinho).
VINHO – É uma cor forte que expressa a sensação de comando e domínio. É um uso certo para a maioria dos lares.
LARANJA- Transmite as sensações de coragem, energia, positividade, entusiasmo com vivacidade e espontaneidade. Além disso, é considerado amigável e convidativo, sendo capaz de chamar atenção sem ser excessivo como o vermelho. Traz luz e vitalidade aos ambientes. Uma boa cor para escritórios ou salas de estar.
NUDE- Transmite as sensações de confiança e flexibilidade.
DOURADO- Transmite as sensações de riqueza, sabedoria, prosperidade, valor e tradicionalismo.
PRATA- Transmite as sensações de glamour, tecnologia, graça e elegância.
BRANCO- Transmite as sensações de paz, bondade, frescor e limpeza. Cor da pureza e inocência. Assim como o preto, o branco tem a vantagem de poder ser usado em combinação com qualquer outra cor e indicar tanto o frio quanto o calor, dependendo das associações de cores escolhidas. No geral, seu uso costuma indicar simplicidade e segurança. Pode ser usado para potencializar as outras cores da decoração do ambiente conferindo uma “sensação clean”.
CINZA- Transmite as sensações de segurança, confiança e inteligência. O cinza quando usado em tons mais claros, é na verdade uma boa opção ao uso de branco, enquanto os tons mais escuros são boas opções ao preto. De fato, o cinza carrega uma autoridade bem menos opressiva do que o preto, além de também ser clássico e elegante. Nos ambientes internos, vale mesclar o cinza com detalhes ou objetos coloridos dando um tom jovem à decoração. Considerado conservador e formal, costuma ser usado no design corporativo para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento.
PRETO- Transmite as sensações de proteção, elegância, dramaticidade, classe e formalidade. Devido à sua neutralidade e facilidade de leitura, costuma ser usado nas tipografias e em outras partes funcionais do design. Dependendo das cores que o acompanha, pode ser conservador ou moderno, tradicional ou não convencional, mas sempre muito elegante e sofisticado. Nos ambientes, tanto em perspectiva quando em disposição, é uma cor que indica sensação de profundidade.
Espero que agora que já sabem da relevância da escolha da cor nos ambientes, escolham de maneira mais assertiva tons e subtons a serem aplicados no seu ambiente.
Desejo a todos que façam boas escolhas!
Quaisquer dúvidas e sugestões de assuntos a serem abordados, entrar em contato através do e-mail lisanea. azevedo@gmail.com.
Lisânea Silveira Azevedo
Arquiteta