Parede verde: que tal um jardim vertical na sua casa?
Os jardins verticais têm dominado vários projetos de paisagismo. Com poder de transformar qualquer cantinho em um espaço cheio de vida e cor, eles podem ser instalados dentro e fora de casa, desde que sejam observadas as necessidades de cada planta, especialmente em relação às condições de luz.
Por isso, a jardinista e proprietária da Floricultura Florida, Flávia Kremer, traz algumas dicas para seu jardim vertical dar certo e você poder curtir os benefícios de colocar mais natureza no seu convívio diário:
Iluminação
Se seu espaço tem mais sol:
Rhipsalis
Aspargo pendente
Liriópe
Clorofito
Se seu espaço tem mais sombra:
Aspargo pendente (uma das únicas plantas que se adaptam a sol e sombra)
Peperômia
Samambaia
Bromélia
Pacová
Asplenuim
Lírio-da-Paz
Se seu espaço é de meia sombra:
Samambaia
Begônia
Antúrio
Asplenim
Maranta
Lírio da Paz
Plantio
Vasos de parede
As plantas podem ser colocadas em vasos de parede (meia lua), que devem ser furados embaixo.
“Antes de plantar, é preciso colocar no fundo do vaso uma manta bidim e uma camada de areia, para que faça uma boa drenagem”, ensina Flávia. Depois, basta retirar o vaso em que a planta está e transferi-la para este, juntamente com a terra que veio no recipiente original. Se for o caso, completar com mais areia no vaso meia lua. Depois basta furar a parede em que ele será instalado e ir formando o mosaico verde.
Areia e depois fazer o plantio
Quadro vivo
Se seu espaço é muito pequeno, uma técnica super em alta é a do quadro vivo. Em uma caixa com moldura, uma tela ou treliça com pequenos quadradinhos seguram a terra e as plantas escolhidas. Uma ótima opção são as suculentas: lindas e fáceis de cuidar. Mas Flávia chama atenção que ele tem que pegar ao menos 3 a 4 horas de sol por dia.