Na suavidade das curvas

Já falamos em nosso blog sobre a importância das cores nos ambientes e como elas impactam em nosso estado de espírito. Mas há outros elementos tão importantes quanto elas para definir o “clima” de um espaço. O estilo de linha utilizado é um desses fatores. Enquanto traços retos dão um ar mais formal a um ambiente, as linhas curvas conferem leveza. Inspiradas nos contornos da natureza, como no desenho das folhas, percurso dos rios e ondas do mar, as chamadas “formas orgânicas” estão super em alta não apenas na construção (em que Oscar Niemeyer é uma grande referência), mas também nos elementos de decoração.
Essas curvas mais suaves estão presentes nas últimas edições de grandes feiras de decoração e no lançamento de linhas de móveis. Jonas Daniel, da loja Lisi Fraga Móveis & Planejados, ressalta que as linhas curvas estão sendo usadas em pisos, paredes, piscinas, detalhes no teto, espelhos, objetos decorativos e mobiliário. “As curvas podem ser inseridas no ambiente de várias formas e dão sensação de aconchego, na medida em que esses contornos parecem nos envolver mais”. A adoção de linhas sinuosas não significa o abandono das linhas retas: “a percepção de movimento dada pelas curvas pode ser complementar às linhas retas, atuando como um contraponto interessante por meio de linhas mistas”, afirma Jonas.
Mais do que um gosto pessoal, a preferência por design com linhas curvas é um comportamento humano natural, comprovado cientificamente por vários estudos. Um deles, realizado em Toronto, revelou que há grande tendência das pessoas avaliarem mais positivamente os espaços com formas curvas. A pesquisa também mostrou que quando olhamos para ambientes em que prevalecem os traços curvilíneos, a região do cérebro envolvida no processamento de emoções apresenta maior atividade. Já quando observarmos objetos com elementos mais retos, a área cerebral responsável pelas sensações de medo são ativadas, mostrou outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Harvard. É o comportamento humano levando à criação de tendências e contribuindo para a criação de ambientes cada vez mais agradáveis.

Deixe um comentário