Um dos pontos principais de quem tem criança pequena em casa é preparar o ambiente para que ele ofereça menos riscos. De fato, a curiosidade de um ser que ainda não está atento aos perigos pode resultar em acidentes graves no ambiente doméstico. Cabe aos responsáveis tomar atitudes que garantam a segurança das crianças, mas não limitem sua interação com o ambiente de forma a impactar negativamente em seu desenvolvimento. Nesse sentido, muitos pais estão preparando as casas seguindo o método Montessoriano.
Segundo Adriele Giuseppe Menezes, Psicopedagoga Clínica e Institucional e Consultora em Desenvolvimento Infantil, da Materna, em Guaíba, no método Montessoriano o centro da aprendizagem é a criança que, com sua curiosidade inata, explora e dá sentido à sua necessidade de aprender. Para isso, o espaço adequado é fundamental: “a gente não pode pedir para a ‘criança ser criança’ num ambiente de adulto: a casa precisa estar preparada para ela também exercer sua autonomia”, afirma Adriele.
A autonomia, nesse caso, não quer dizer que a criança ficará em risco, interagindo livremente em um ambiente sem proteção ou limites. Ao contrário: como o método propõe independência, ele requer um cuidado ainda maior para que a criança explore o ambiente de forma segura.
Confira algumas dicas de Adriele:
– Mantenha os materiais ao alcance das crianças, rebaixando mobílias e demais objetos para serem facilmente manipulados.
– Deixe o ambiente organizado por seções, como materiais separados por tipos em prateleiras.
– Armazene objetos em caixas ou cestas para facilitar que a criança arrume após brincar.
– Deixe à disposição materiais adequados para a idade, em pouca quantidade, pois a criança precisa aprender a brincar com um de cada vez.
– Crie um ambiente estimulante, rico de materiais que não precisam ser caros. Itens do cotidiano são muito bem vindos, como panelas, peneiras, colheres de pau, rolos de papel higiênico, potinhos de iogurte, superfícies de diferentes texturas, e uma infinidade de outros materiais que certamente serão atrativos aos pequenos.
Cuidados essenciais de segurança:
– Prefira móveis de cantos arredondados. Se não for possível, coloque protetores de quina.
– Coloque travas em armários e gavetas que contenham objetos cortantes ou perigosos.
– Instale redes ou grades de proteção nas janelas e sacadas.
– Coloque portões ou grades no primeiro e no último degrau das escadas.
– Coloque protetores nas tomadas ou móveis na frente delas, escondendo-as.
– Garanta que a fiação da casa esteja em bom estado e presa no teto.
– Se tiver piscina, cerque-a e mantenha o portão sempre fechado.
– Posicione sofás ou cadeiras longe das janelas.
Com o ambiente seguro e preparado, é hora de curtir o desenvolvimento de seu filho, observando ele exercer todo o seu potencial criativo!