Saindo do óbvio: a assimetria na decoração

É natural de muitas pessoas buscar a perfeição e simetria quando se pensa na decoração da casa: um lado deve ser igual ao outro, numa repetição espelhada que mantém comprometimento rígido com as proporções. No entanto, cada vez mais, ganham espaço as decorações assimétricas, em que a busca por essa organização mais regular dá lugar para a liberdade de ousar em misturas de elementos, formas, dimensões e disposição de móveis e objetos de forma menos óbvia.

Segundo Jonas Daniel, da loja Lisi Fraga Móveis & Planejados, essa “desconstrução” da simetria pode ser levada ao ambiente por meio de móveis que surpreendem em suas formas, agregando personalidade à decoração. “São misturas de materiais, cores, proporções e design criativo e inusitado que dão um toque contemporâneo aos ambientes”, diz. Nesse sentido, segundo Jonas, misturam-se, num mesmo móvel, brilho com fosco, há variação de texturas, prateleiras irregulares, variação do número de objetos de um lado para o outro e uso de cadeiras com diferentes cores, por exemplo.

Essa beleza no irregular traz jovialidade e criatividade aos espaços sem deixá-lo desarmônico. E a assimetria também pode ser usada junto com a simetria, funcionando como uma maneira de quebrar a eventual monotonia que um ambiente extremamente regular pode gerar. “Uma forma interessante de levar assimetria a um ambiente totalmente equilibrado quanto a formas e cores é inserir um móvel com muita personalidade e fora do padrão convencional, dando destaque a ele”, sugere Jonas.

Ambiente e fotos: Finger Móveis Planejados

 

Deixe um comentário