Plantas no quarto? Sim!

Existe um mito que diz que ter plantas no dormitório faz mal. Não é verdade! Plantas no dormitório dão um toque especial no ambiente e ajudam a purificar o ar. Segundo Flávia Kremer, da Floricultura Florida, pesquisa da Universidade Estadual de Nova York mostrou que certas plantas têm o poder de limpar do ar produtos químicos nocivos, como os presentes em tintas, verniz dos móveis e até mesmo de alguns produtos de limpeza. “Esta pesquisa apontou algumas plantas purificam o ar em quase 100%, como a Bromélia, a Dracena e a Espada de São Jorge”, revela Flávia. “A NASA também realizou estudo que aponta a capacidade purificadora das plantas, concluindo que tê-las no quarto melhora a qualidade do sono”, afirma.

Mas atenção: Flávia alerta para as folhas devem ser constantemente limpas, para que elas possam fazer esse papel de purificação, já que o pó atrapalha essa missão.

Então, se você deseja colocar plantas em seu quarto, veja as dicas de Flávia sobre ótimas espécies para este ambiente:

Bromélia: é uma das plantas mais eficazes na tarefa de purificação do ar.

Dracena: no estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova York, esta planta obteve a mais alta pontuação para eliminar os componentes nocivos da acetona química, absorvendo 94% desse produto. “A dracena colorida precisa de muito sol, então melhor optar por outro tipo de dracena, como a pau d’água e a arbórea, mas mesmo esses dois tipos precisam ser colocadas próximas a uma janela”, alerta Flávia.

Clorofito: fácil de cuidar, se adapta muito bem a ambientes internos e se reproduz na própria planta, nas suas pontinhas, o que favorece sua multiplicação.

Lírio da Paz: é uma das cinco plantas recomendadas pela NASA para termos no quarto. Ela absorve os cinco contaminantes de ar analisados pelo estudo realizado por eles.

Espada de São Jorge: versátil, purifica o ar e produz bastante oxigênio durante a noite.